Follow wanakal on Twitter

sábado, 27 de junho de 2009

MÍDIA NA EDUCAÇÃO-MÍDIA IMPRESSA

A importância do livro

O livro sempre teve um papel fundamental em minha vida, sendo um grande estimulador para um letramento precoce. Lembro-me criança lendo e relendo coleções inteiras de histórias infantis, que em primeiro momento ouvia me contarem ou em pequenos disquinhos e depois, eu mesma queria redescobri-lás. Assim fui passando de histórias infantis para livros de literatura infanto-juvenil, e com 10 a 12 anos já estava lendo bestseler como “Cristiane F 13 anos drogada e prostituida” e “O Colecionador de Borboletas”.
Com os livros descobri o mundo e me descobri dentro dele, com os livros sempre tive companhia, e foi através deles que busquei alternativas para transformar minha realidade.
Ao longo da história humana o homem criou várias formas de se comunicar entre si e com as gerações futuras. Os primeiros homens usavam as pinturas nas paredes das cavernas, as pinturas rupestres, logo depois a escrita foi inventada e as imagens ainda hoje, continuam a ser importante instrumento de compreensão e leitura do mundo em que vivemos. O homem é essencialmente um ser social, ele necessita da relação com o outro da troca, acumulando experiências e habilidades, garantindo a própria a sobrevivência.
Neste sentido, os livros, como as imagens, nunca irão se tornar obsoletos com a internet, assim como o rádio não ficou com a TV. Teremos com o mundo virtual, novas formas de leitura de mundo, no dialogar com diversas linguagens ao mesmo tempo, em leituras alineares, com um leitor livre para escolher esquemas de leituras atípicos. Mesmo com toda essa liberdade do leitor com a internet, o velho livro, através do registro contínuo, sempre será uma fantástica forma de resguardar os saberes da humanidade, é através dele que recebemos o primeiro letramento, já que para usar a internet e o computador de forma competente é necessário saber ler e escreve.
Vida longa ao livro, e vida longa as diversas formas de ler e entender o mundo em que vivemos seja ela digital ou não.
Um grande abraço!!!

0 comentários:

Postar um comentário

REALIZAÇÕES NTE BELÉM