Follow wanakal on Twitter

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

POTENCIALIDADES E DE DIFICULDADES PARA O USO DAS MÍDIAS NA ESCOLA.

A integração das mídias e tecnologias no PPP (projeto político pedagógico) e no currículo escolar é um grande passo. O outro grande passo é elaborar ações articuladas, projetos que incluam os vários espaços pedagógicos da escola (sala de leitura, informática, multidisciplinar) e os diversos sujeitos. O uso das mídias requer um trabalho integrado, entre professores (das diversas áreas do conhecimento, e dos diversos espaços pedagógicos), gestores, funcionários, e alunos.
A formação de professores nesse processo é fundamental, o NTE em Belém oferta o curso de 100 horas de informática educativa, é um passo importante. Além disso, profissionais da sala de informática podem auxiliar nesse processo, dando pequenas oficinas para professores de inclusão digital, sobre possibilidades e potencialidades das TICs na educação, ou oficina de blog, discutindo e elaborando projetos que incluam outras tecnologias e mídias em suas práticas.
Neste caminho encontramos muitas dificuldades, a falta de apoio dos gestores, a resistência de colegas com o uso das tecnologias, e especialmente temos que quebrar estigmas e estereótipos com colegas e toda a comunidade, mostrando verdadeiro papel dos professores que estão em espaços pedagógicos como sala de vídeo e informática, que estão ali sim pra fazer um trabalho significativo, produtivo, sendo um articulador de ações, em prol de uma verdadeira inclusão social e digital.

1 comentários:

Edna Carvalho disse...

Entendo perfeitamente suas preocupações quando te referes a quebra de antigos paradigmas entre os colegas educadores,mas é importante sabermos que nesse trabalho o resultado acontece gradativamente.Parabém pela articulação mídias-ppp esse já éum grande avanço. Abraço

Postar um comentário

REALIZAÇÕES NTE BELÉM