Follow wanakal on Twitter

domingo, 26 de setembro de 2010

PROPOSTAS DE DIRETRIZES PARA SALA DE INFORMÁTICA DE ESCOLAS ESTADUAIS DO PARÁ

Nos dias 17 e 18 de setembro, professores de SIE(sala de informática educativa) estiveram reunidos no HANGAR, Centro de Convenções da Amazônia, por ocasião do I Encontro Estadual de Professores de SI, reunidos em GTs os professores traçaram as propostas inicias das diretrizes para sala de informática das escolas públicas do estado, momento único e profícuo. Veja as deliberações iniciais:

Leia Mais…

sábado, 18 de setembro de 2010

CONHEÇA O PROJETO ÁFRICA NA ESCOLA




LINK:http://www.africanaescola.com.br/projetos.html

Leia Mais…

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

FUNÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM


  Os Recursos didáticos, são de importância capital para uma aprendizagem significativa, desde que seja utilizado como meio e não como fim em si mesmo, por profissionais capacitados que conheçam de fato suas potencialidades educativas. Desde o livro, a TV e o computador, podem possibilitar ao educando um estudo da realidade local, a ampliação da capacidade de observação do mundo que o rodeia e a construção da autonomia. Assim, o estudante terá mais facilidade de compreender o conteúdo se começar a abordá-lo, segundo sua realidade, seu desenvolvimento real e as relações com as situações regionais, nacionais e mundiais, percebendo criticamente o mundo, construindo uma aprendizagem autônoma e significativa.

Leia Mais…

RECURSO DIDÁTICO_O USO DO COMPUTADOR


Como o computador deve ser usado na prática pedagógica, como recurso didático? 


Ao dinamizar o processo de aprendizagem, o uso do computador como recurso didático oportuniza aos alunos a utilização de software educativo integrados oa currículo, um currículo multicultural e multireferencial, que prime pela inter-relação entre as diversas disciplinas.


O computador pode ser utilizado na familiarização com  programas educativos,  em atividades de pesquisa em Sites também de cunho educativo, oportunizando sempre a exploração dos mesmos, visando a interação e desenvolvimento de  habilidades e potencialidades durante a construção das atividades e projetos, na visita de museus virtuais, na exploração de vídeos,  ifonográficos e simuladores, para produções de histórias em quadrinhos, histórias com ilustrações, jornalzinho, cartilha ilustrativa, folders, anúncio publicitário, mini dicionário temático etc.
Assim a  informática educativa faz a verdadeira articulação entre o ensinar e aprender em um processo contínuo, dialético de construção do conhecimento do educando. 

Leia Mais…

REALIZAÇÕES NTE BELÉM