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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

FEIRA PAN AMAZÔNICA DO LIVRO- 2011

Feira Pan Amazônica do Livro terá
Onde: Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Quando: 2 a 11 de setembro
Horário: 14h
Preços: Gratuito
Mais informações: http://www.angeleventos.com.br/xvfeira/

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JOSÉ MORAN-VÍDEO NA SALA DE AULA

 Ala pessoal, depois de um longo e tenebroso inverno voltei ao blog, hoje quero dar a ele um caráter de discussão geral sobre educação, dai a mudança do título, indo muito além do debate sobre tecnologia e educação, aceito sugestão para o novo título, esse ainda não me convenceu!!!

Vai ai uma dica: Vejam o excelente artigo de José Manuel Moran sobre o uso do Vídeo na Sala de Aula, publicado  na revista comunicação  e educação, ele detalha aspectos espcificos dessa linguagem, seus usos e possibilidades, usos inadequados, dinâmicas de análises e muito mais. Moran diz: "O vídeo parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Mexe com o corpo, com a pele -nos toca e "tocamos" os outros, estão ao nosso alcance através dos recortes visuais, do close, do som estéreo envolvente. Pelo vídeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, nós mesmos." Acesse o link para ter acesso ao texto completo: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm

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sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O QUE É A CIBERCULTURA?/VÍDEO EDUCAREDE

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sábado, 20 de novembro de 2010

OFICINA DE AUDIOVISUAL E ABORDA A CULTURA NEGRA EM BELÉM/FUNDAÇÃO CURRO VELHO

"Discutir e trabalhar a formação da identidade de Belém por meio da presença, influência e importância da cultura negra. Com este enfoque, está sendo realizada na Fundação Curro Velho a oficina de audiovisual "O Negro e Belém", vencedora do edital "Ideias Criativas para 20 de novembro de 2010", da Fundação Palmares. As oficinas são em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro.
Serão três oficinas de realização audiovisual, com 40 horas de atividades, destinadas a jovens entre 18 e 25 anos. O objetivo é aprender os caminhos do roteiro, direção e fotografia de documentários. Como resultado, cada oficina apresentará um documentário de baixo orçamento, totalizando três filmes em um mês de oficinas."
veja a Reportagem completa em:PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

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VIVA O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NERA-20 DE NOVEMBRO


“O Brasil tem o corpo na América, mas a alma na África”.
                                               (Padre Antônio Vieira, séc. XVII)

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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ENTREVISTA PARA RÁDIO CONCEIÇÃO-PROGRAMA CONHECIMENTO EM FOCO (Abaetetuba pa)

Esta semana no dia 10 de novembro, tive o prazer de conhecer o projeto Sintonia Educativa de iniciativa do professor Miguel Caripuna, professor de Sociologia da Escola Estadual Benvinda Pontes, um exemplo de uso competente  das mídias em favor da educação. Meu Querido amigo Miguel me chamou  junto com o também professor de História Alex Gamboa para discutir no programa conhecimento em foco, no mês da Consciência Negra, as relações racistas persistentes em nossa sociedade e a importância da lei 10639/2003, abrindo uma série de programas intitulado " A questão do negro e a consciência de uma sociedade".
Agradeço ao programa e seu idealizador/apresentador pelo espaço e o parabenizo por tão significativa iniciativa, exemplo de idéias que dão certo em escolas públicas, e necessitam de coragem e ousadia como do nosso Sociólogo Abaeteuara.


Não percam Questão do Negro e a Consciência de uma Sociedade" , 
dias 10, 17 e 24 de novembro, às 15 horas na Rádio Conceição FM 106.



“São muitos os que crêem no dia de amanhã. São muitos os que sabem o que querem. São muitos os que tem força para lutar. São muitos os conscientes. São muitos os que sabem amar”. (Trecho da fala de Zumbi de Palmares na peça Malungo de Solano Trindade)

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LEI 10639/2003-MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM FOCO


No dia 9 de janeiro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.639, que no seu Art. 79-B torna obrigatório à inclusão no calendário escolar o dia 20 de Novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”, além do ensino, no âmbito de todo o currículo escolar, de História e Cultura Afro-Brasileiro nos níveis fundamental e médio. O dia da Consciência Negra já é comemorado pelo Movimento Negro Brasileiro desde a década de 70, marcando a morte de Zumbi, Líder do Quilombo dos Palmares (símbolo de uma identidade Afro-Brasileira forjada a partir da opressão e da exclusão social).
Em nossa sociedade estamos acostumados a calar sobre o assunto, embalados pelo mito da democracia racial e as idéias de branqueamento da população brasileira. A pesar do grande passo dado pelo governo, essa foi sem dúvida uma vitória dos movimentos sociais, que vem lutando pra que a sociedade brasileira venha adquiri consciência negra, e abra os olhos para ver a violência de toda e qualquer forma de discriminação.
A historiografia tradicional e o próprio currículo escolar tratou indevidamente, ou ignorou a participação africana em nossa formação. Não há, sem dúvida como recuperar nossa africanidade sem conhecer a própria história da África, desnudos de preconceitos etnocêntricos (olhar um povo ou etnia com valores de outro).
Neste sentido é necessário o cumprimento da lei, não só incluindo no calendário escolar a temática mas em todo o currículo escolar  visando não somente ler, mas também escutar, ver, participar e perceber o quanto da África trazemos dentro de nós.


Todos os que não se desejam negros, amarelos ou indígenas se encontram em zona cinzenta onde se abrigar, se esconder e se esquecer de uma origem renegada”.(Sueli Carneiro)

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quarta-feira, 20 de outubro de 2010

USO RESPONSÁVEL DA INTERNET



Conversando com os alunos é claro a percepção que eles têm da informática. Fica também claro o uso aleatório e desordenado que fazem. Parte não possui computador em casa, usam o Cyber e acessam especialmente o MSN, Orkut e jogos diversos. Conversam uns com os outros sobre assuntos diversos, e usam a internet de forma desenfreada, mas precisam aprender a explorar esse recurso conhecendo todas as suas possibilidades e potencialidades para a formação cidadã. O professor tem um papel importante nesse processo de conscientização, papel de dar sentido ao uso da tecnologia e da internet.
Usando a internet para criação de páginas, como blogs educativos, além de pesquisas em sites de busca, para fazer programa de rádio, para interação com outros internautas, para leitura atraente e autônoma, com o uso de imagens, sons,links, em fim, o professor deve trazer a tona discussões sobre o perigo da rede mundial de computadores, alertando e dando dicas de uso, seus objetivos e regras, seus riscos e responsabilidades. 
Assim como no mundo real o mundo virtual está recheado de pessoas com más intenções, aliciando menores, roubando senhas de computadores, ou adquirindo informações sobre a vida pessoal das pessoas para tirar algum proveito, devemos previni-lós de como usar corretamente o email, sem deixar rastros para hacker, e jamais expor seus dados pessoais sem necessidade, ou deixar senhas gravadas no computador. 
A escola é um lugar privilegiado para descobertas (construção do conhecimento), trocas e interações, sobre diversos problemas, e o professor precisa aborda-ló com competência e propriedade. 


Veja a cartilha da Safernet, Cartilha de uso seguro e ético da internet:

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RECURSOS DIDÁTICOS

As possibilidades e limitações da utilização dos recursos didáticos em sua prática pedagógica.

Os Recursos didáticos são ferramentas usadas na educação,  com função de mediar as relações de aprendizagem, o processo ensino aprendizagem. Neste sentido, o rádio, a tv, o computador, o livro, usados de forma planejada, com objetivos claros, são essenciais para uma aprendizagem significativa.

O ser humano necessita para se apropriar e construir conhecimento, fazer uso das diversas linguagem seja ela verbal ou não verbal, visual ou não, fazendo-se necessário o uso de uma diversidade de recursos  ou mídias que  auxiliam na transferência de situações, experiências, demonstrações, sons, imagens e fatos para o campo da consciência.

Assim, o professor precisa conhecer minimamente as ferramentas estipuladas em seu planejamento, previstas em sua aulas, conhecendo seus limites e potencialidades para alcançar os resultados previstos, tendo claro que os recursos didáticos constitui-se em meios  que facilitam e possibilitam uma aprendizagem significativa e não o fim em si mesmo neste processo. 

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sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FELIZ CÍRIO DE NAZARÉ A TODOS OS PARAENSES

Ilustração:Morandini Alegro.

Viver em Belém tem dessas coisas....
Tem a chuva da tarde que chega chegando e nos delicia com o cheiro de mato, são as mangueiras da cidade de Belém agradecendo por esse acalanto.
Tem o açaí, cor dessa terra morena, que sustenta o caboclo na  sua labuta diária, tirando o peixe pra vender no ver-o-peso ou fabricando a farinha,
E nos outubros tem a Senhora de Nazaré, mãe dessa gente sofrida, que deixa a cidade florida e passa salpicada de papéis, ela traz consigo o sagrado e o profano, as procissões, o auto do círio, o arrastão do Arraial do Pavulagem, a feira com brinquedos de miriti de Abaetetuba, cidade querida.
Nosso povo é dela tão íntimo que se atreve a chama - lá de Nazinha, Nazica, Naza,  é a grande convidada e homenageada  no  tradicional almoço do círio, onde não pode faltar a maniçoba, a feijoada amazônica e o pato, trazido pelo nosso interiorano, com bastante tucupi,  encomendado desde cedo no ver-o-peso.
Sem dúvida senhora, consegues congregar vários elementos constitutivos de nossa identidade, hoje    teu círio é patrimônio imaterial nos deixando cada vez mais orgulhosos de ser Paraense.

Feliz Círio
Wanessa Cardoso

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domingo, 26 de setembro de 2010

PROPOSTAS DE DIRETRIZES PARA SALA DE INFORMÁTICA DE ESCOLAS ESTADUAIS DO PARÁ

Nos dias 17 e 18 de setembro, professores de SIE(sala de informática educativa) estiveram reunidos no HANGAR, Centro de Convenções da Amazônia, por ocasião do I Encontro Estadual de Professores de SI, reunidos em GTs os professores traçaram as propostas inicias das diretrizes para sala de informática das escolas públicas do estado, momento único e profícuo. Veja as deliberações iniciais:

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REALIZAÇÕES NTE BELÉM