Follow wanakal on Twitter

domingo, 16 de agosto de 2009

FORMAS DE TRABALHAR COM MÍDIA IMPRESSA NO MEIO DIGITAL

As práticas pedagógicas atuais primam por inserção das diversas mídias no currículo escolar em todo o ensino básico, ensinando e aprendendo com jogos educativos, com o uso da internet com editor de texto e diversos programas e sítios educativos.
Tendo em vista que o nosso público alvo são nativos digitais, nascem inseridos nesse mundo informacional e tecnológico é pertinente a utilização de recursos digitais e diversos tipos de textos digitais (seja ele verbal ou iconográfico) para um letramento competente, onde o aluno passa a adquirir e aprender acima de tudo a ler o mundo em sua volta.
Assim, essas novas necessidades educacionais levam a rupturas e mudanças de paradigmas. Ao professor é iminente a necessidade de capacitação, para de forma competente usar os recursos digitais aliados as práticas pedagógicas.
Hoje no mundo digital e informacional ampliam-se as possibilidades de expressão de comunicação, com o uso da web cam, dos blogs, email, salas de bate papo, plataformas educacionais, programas educativos e outros, é possível dar palestras e conferências, é possível compartilhar projetos seja ele de ensino ou de pesquisa, interagir e compartilhar idéias através da linguagem escrita ou oral.
O uso de tecnologias na educação ganha cada vez mais adeptos, pois as trocas, o engajamento e envolvimento dos alunos nas atividades, projetos e leituras motivam professores, mediadores no processo ensino-aprendizagem, a buscar cada vez mais novas possibilidades de uso. Esses resultados se devem a junção no texto digital de várias linguagens, e de um dinamismo na leitura não vista no texto impresso, já que o leitor pode de forma autônoma escolher os caminhos da leitura acessando links e sítios correlatos.
Usando o hipertexto e associando imagens e sons, possibilita-se o envolvimento e interação e a produção do conhecimento de um número maior de alunos com identidades diversas, competências e inteligências diversas. O texto tradicional, impresso, com sua leitura linear e sem interconexão de linguagens limita essa possibilidade.
A leitura num hipertexto amplia o papel do autor, que muito além da escrita preocupa-se com a produção, com as iconografias, gráficos, sons e também o papel do leitor que ganha ares de autor escolhendo seus caminhos de aprendizagem construindo sentidos e significando e ressignificando o mundo.

Leia Mais…

REALIZAÇÕES NTE BELÉM