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PROJETOS EDUCATIVOS

AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS 


proposta 1:


Tema: PARÁVER

De encontros entre as professoras coordenadoras dos espaços pedagógicos multidisciplinares da Escola Estadual David Salomão Mufarrej e de observações das dificuldades apresentadas pelo educando em externar o pensamento e o conhecimento da realidade local de forma clara e coesa surgiu a ideia de criar o projeto PARÁVER. Por que PARÁVER?

Pensou-se assim porque a Amazônia é o lar, é o sustento, é a linguagem de cada habitante do Norte do Brasil. Revirando o fundo do baú a Amazônia um dia já foi chamada de inferno verde, vazio demográfico e pulmão do mundo, embora a ganância humana hoje já a tenha descaracterizado com as derrubadas , queimadas , e outras formas de exploração do homem com a floresta em nome do progresso. Mesmo assim, ela não deixa de ser um celeiro no qual esconde encantos e magias que fertilizam o imaginário do caboclo amazônico.

Assim, este projeto justifica-se por proporcionar a construção do conhecimento através das TICs e análise crítica das diversas realidades existentes na Amazônia, Justifica-se ainda por objetivar uma educação contextualizada, que prime pela imersão no olhar e práticas culturais do homem Amazônico, proporcionando ao educando a percepção de que é parte e sujeito de sua própria história, da história de seu bairro, cidade e região e assim atuar para transformação deste espaço







Proposta 2:




1.
Título do projeto: 
A contribuição da matriz africana na construção da identidade cultural brasileira em “Mãe Preta” de Bruno de Menezes.



2.Identificação do local:


Escola Estadual Irmã Stella Maria, Abaetetuba, Pará; séries envolvidas: 1º ano e 2º ano; 3 professores; áreas do conhecimento: História, Geografia, Língua Portuguesa; Literatura; sujeitos envolvidos: coordenação pedagógica e membros da comunidade escolar.

3.Características do Projeto:
Projeto interdisciplinar, partindo do poema “mãe preta” de Bruno de Menezes para se discutir a diáspora, a herança cultural africana, e papel da mãe preta no mundo colonial e hoje no Brasil.

4. Descrição geral:
O projeto parte da análise da poesia mãe preta de Bruno de Menezes para se discutir a temática africana, articulando várias áreas do conhecimento, de forma dialógica e contextualizada para uma compreensão mais holística do tema proposto. O projeto articulou os alunos em grupos de trabalho, orientados pelos professores das diversas áreas, pesquisa imagética sobre a contribuição cultural africana e o papel da mulher negra ontem e hoje; criação de dicionário com palavras de origem africana; dramatização da poesia mãe preta; criações de maquetes mostrando a diáspora a trajetória dos africanos, suas etnias de origem; oficinas de capoeira e  lundu;mostras dos filmes Amistad e  Os turcos encantados na Amazônia; culminância das atividades 20 de novembro dia nacional da consciência negra.

5. Tecnologias utilizadas:
Jornais; revistas;TV e vídeo; computador e internet;

6. Comentários:
O projeto aconteceu em  2005, 2006, e 2007 sendo reformulado a cada ano, com participação  de vários sujeitos da comunidade escolar, visando o cumprimento da lei 10639/2003 que torna obrigatório a inclusão no calendário escolar  a herança cultural africana e a comemoração do 20 de novembro.

7. Referência (se o projeto estiver publicado):
Esta pesquisa foi comunicada e teve seu resumo publicado no II Simpósio Internacional de História da Amazônia-Entre mares, matas e rios: Amazônias e Áfricas., 2006, UFPA.








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