Follow wanakal on Twitter

sábado, 20 de novembro de 2010

OFICINA DE AUDIOVISUAL E ABORDA A CULTURA NEGRA EM BELÉM/FUNDAÇÃO CURRO VELHO

"Discutir e trabalhar a formação da identidade de Belém por meio da presença, influência e importância da cultura negra. Com este enfoque, está sendo realizada na Fundação Curro Velho a oficina de audiovisual "O Negro e Belém", vencedora do edital "Ideias Criativas para 20 de novembro de 2010", da Fundação Palmares. As oficinas são em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro.
Serão três oficinas de realização audiovisual, com 40 horas de atividades, destinadas a jovens entre 18 e 25 anos. O objetivo é aprender os caminhos do roteiro, direção e fotografia de documentários. Como resultado, cada oficina apresentará um documentário de baixo orçamento, totalizando três filmes em um mês de oficinas."
veja a Reportagem completa em:PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

Leia Mais…

VIVA O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NERA-20 DE NOVEMBRO


“O Brasil tem o corpo na América, mas a alma na África”.
                                               (Padre Antônio Vieira, séc. XVII)

Leia Mais…

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ENTREVISTA PARA RÁDIO CONCEIÇÃO-PROGRAMA CONHECIMENTO EM FOCO (Abaetetuba pa)

Esta semana no dia 10 de novembro, tive o prazer de conhecer o projeto Sintonia Educativa de iniciativa do professor Miguel Caripuna, professor de Sociologia da Escola Estadual Benvinda Pontes, um exemplo de uso competente  das mídias em favor da educação. Meu Querido amigo Miguel me chamou  junto com o também professor de História Alex Gamboa para discutir no programa conhecimento em foco, no mês da Consciência Negra, as relações racistas persistentes em nossa sociedade e a importância da lei 10639/2003, abrindo uma série de programas intitulado " A questão do negro e a consciência de uma sociedade".
Agradeço ao programa e seu idealizador/apresentador pelo espaço e o parabenizo por tão significativa iniciativa, exemplo de idéias que dão certo em escolas públicas, e necessitam de coragem e ousadia como do nosso Sociólogo Abaeteuara.


Não percam Questão do Negro e a Consciência de uma Sociedade" , 
dias 10, 17 e 24 de novembro, às 15 horas na Rádio Conceição FM 106.



“São muitos os que crêem no dia de amanhã. São muitos os que sabem o que querem. São muitos os que tem força para lutar. São muitos os conscientes. São muitos os que sabem amar”. (Trecho da fala de Zumbi de Palmares na peça Malungo de Solano Trindade)

Leia Mais…

LEI 10639/2003-MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM FOCO


No dia 9 de janeiro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.639, que no seu Art. 79-B torna obrigatório à inclusão no calendário escolar o dia 20 de Novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”, além do ensino, no âmbito de todo o currículo escolar, de História e Cultura Afro-Brasileiro nos níveis fundamental e médio. O dia da Consciência Negra já é comemorado pelo Movimento Negro Brasileiro desde a década de 70, marcando a morte de Zumbi, Líder do Quilombo dos Palmares (símbolo de uma identidade Afro-Brasileira forjada a partir da opressão e da exclusão social).
Em nossa sociedade estamos acostumados a calar sobre o assunto, embalados pelo mito da democracia racial e as idéias de branqueamento da população brasileira. A pesar do grande passo dado pelo governo, essa foi sem dúvida uma vitória dos movimentos sociais, que vem lutando pra que a sociedade brasileira venha adquiri consciência negra, e abra os olhos para ver a violência de toda e qualquer forma de discriminação.
A historiografia tradicional e o próprio currículo escolar tratou indevidamente, ou ignorou a participação africana em nossa formação. Não há, sem dúvida como recuperar nossa africanidade sem conhecer a própria história da África, desnudos de preconceitos etnocêntricos (olhar um povo ou etnia com valores de outro).
Neste sentido é necessário o cumprimento da lei, não só incluindo no calendário escolar a temática mas em todo o currículo escolar  visando não somente ler, mas também escutar, ver, participar e perceber o quanto da África trazemos dentro de nós.


Todos os que não se desejam negros, amarelos ou indígenas se encontram em zona cinzenta onde se abrigar, se esconder e se esquecer de uma origem renegada”.(Sueli Carneiro)

Leia Mais…

REALIZAÇÕES NTE BELÉM