Follow wanakal on Twitter

sábado, 27 de junho de 2009

DICAS PARA USO DA SALA DE INFORMÁTICA

Leia Mais…

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Leia Mais…

MÍDIA NA EDUCAÇÃO-MÍDIA IMPRESSA

A importância do livro

O livro sempre teve um papel fundamental em minha vida, sendo um grande estimulador para um letramento precoce. Lembro-me criança lendo e relendo coleções inteiras de histórias infantis, que em primeiro momento ouvia me contarem ou em pequenos disquinhos e depois, eu mesma queria redescobri-lás. Assim fui passando de histórias infantis para livros de literatura infanto-juvenil, e com 10 a 12 anos já estava lendo bestseler como “Cristiane F 13 anos drogada e prostituida” e “O Colecionador de Borboletas”.
Com os livros descobri o mundo e me descobri dentro dele, com os livros sempre tive companhia, e foi através deles que busquei alternativas para transformar minha realidade.
Ao longo da história humana o homem criou várias formas de se comunicar entre si e com as gerações futuras. Os primeiros homens usavam as pinturas nas paredes das cavernas, as pinturas rupestres, logo depois a escrita foi inventada e as imagens ainda hoje, continuam a ser importante instrumento de compreensão e leitura do mundo em que vivemos. O homem é essencialmente um ser social, ele necessita da relação com o outro da troca, acumulando experiências e habilidades, garantindo a própria a sobrevivência.
Neste sentido, os livros, como as imagens, nunca irão se tornar obsoletos com a internet, assim como o rádio não ficou com a TV. Teremos com o mundo virtual, novas formas de leitura de mundo, no dialogar com diversas linguagens ao mesmo tempo, em leituras alineares, com um leitor livre para escolher esquemas de leituras atípicos. Mesmo com toda essa liberdade do leitor com a internet, o velho livro, através do registro contínuo, sempre será uma fantástica forma de resguardar os saberes da humanidade, é através dele que recebemos o primeiro letramento, já que para usar a internet e o computador de forma competente é necessário saber ler e escreve.
Vida longa ao livro, e vida longa as diversas formas de ler e entender o mundo em que vivemos seja ela digital ou não.
Um grande abraço!!!

Leia Mais…

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


O atual mundo tecnológico opera, a todo o momento, mudanças, transformações, produzindo conhecimentos, técnicas, informações e identidades diversas. Neste sentido, a escola, como uma micro célula dentro desse corpo social, recebe um chamamento para mudanças de concepções e de práticas pedagógicas.
Assim, a educação hoje, está impreterivelmente envolvida no mundo informacional e digital, possibilitando o uso das novas tecnologias de forma autônoma e competente por professores e alunos.
O uso da informática e das diversas tecnologias da informação e comunicação, possibilita uma educação dialógica e colaborativa, integrando espaços e pessoas (professor da sala de aula, sala de leitura e demais espaços pedagógicos), ampliando as possibilidades metodológicas no processo ensino-aprendizagem com o uso de diversos programas educativos, da internet para pesquisas, produções/publicações, e comunicação/interação, associado ao uso de fotografias, vídeos, sons, jogos, DVDs, CD-ROM, e outras mídias.A utilização das mídias por si só não irão revolucionar a educação, por isso, é necessário o educador capacitado para o uso das tecnologias, mediando novas relações de aprendizagem onde o aprender e o ensinar são indissociáveis para uma pratica educativa que vise a qualidade social, a formação cidadã e uma verdadeira inclusão social e dig
ital.

Leia Mais…

Regar o jardim, para animar o verde!
Dar água ás plantas sedentas! Dê mais que o bastante.
E não esqueçam os arbustos também
Os sem frutos, os exaustos
E avaros! E não negligencie
As ervas entre as flores, que também
Têm sede. Não molhe apenas
A relva fresca ou somente a ressecada;
Refresquem também o solo nu.”


(Bertold Brecht)

Leia Mais…

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TCs

É uma pena o curso ter terminado!! Gostei de cada aula, de cada descoberta. Gostaria de agradecer a professora Rosistela pela paciência com todos, pela sensibilidade e competência no que faz. Ficarei com saudades, um abraço em todos e até o próximo encontro pela vida!!

Leia Mais…

FORMAÇÃO CONTINUADA:O QUE É ISO MESMO?

Como ser social e cultural que somos vivemos na relação com o mundo, o qual transformamos constantemente. Diante disso, dessas constantes mudanças e inovações a formação continuada se faz necessária. É nela que nossas dúvidas (que surgem a cada minuto na sala de aula) serão dissipadas ou que nossas verdades são colocadas em xeque.Formação continuada te dá possibilidades de diversas leituras de mundo, dialogando com ele de forma freqüente e competente. Coloca a baixo todas as práticas reprodutoras que nos fecham em uma redoma intocável e aparentemente inabalável. Ela me faz viva, produtiva, aproximando teoria e prática em favor da qualidade social na educação

Leia Mais…

QUEM SOU EU COMO APRENDIZ?

O ser humano é um ser aprendente e inacabado, é essa consciência de nossa incompletude que nós torna mais flexíveis e abertos ao diálogo com as diferenças. É com a percepção de que eu só existo na relação com o outro, com quem troco e acumulo experiências, aprendendo e ensinando, que há situações diversificadas e significativas de aprendizagem. Assim, sou aprendiz o tempo todo em minha vida mesmo muitas vezes não me percebendo como tal.Portanto aprender e ensinar são indissociáveis como a tese e a antítese, a ação e a reação, o yin e o yang.

Leia Mais…

QEM SOU EU COMO PROFESSOR?

Ensinar pra mim é não desistir diante das dificuldades; é buscar sempre e trocar sempre, tendo em vista a inclusão de todos, e do diálogo com as diferenças. E neste sentido acredito que o professor precisa ser um constante pesquisador, elaborando e executando projetos, trabalhando de forma colaborativa e interdisciplinar para a construção de uma escola dialógica e solidária. Apesar de muitos tropeços e barreiras, acredito que consegui deixar sementes neste sentido, como trazer para o debate desde 2004 (na escola que lecionei até 2007) a importância e a necessidade do cumprimento da Lei 10639-2003, que em seu artigo 79-B torna obrigatório a comemoração em todas as escolas do país “O Dia Nacional da Consciência Negra” e a inclusão em um currículo multicultural, da História e Cultura Africana. Em um primeiro ano viabilizei um trabalho isolado, não porque quis, mas porque as mudanças de mentalidades são lentas e graduais, e hoje ausente a menos de um ano da escola sei que minha sementinha vingou e está sendo regada por todos os meus colegas, alunos, coordenação e direção que ajudaram e se engajaram nesse processo. Recebi muitas mensagens neste último dia 20 de Novembro de alunos e professores, o que me deixa extremamente feliz e tocada de saber que nada foi em vão.
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Leia Mais…

REALIZAÇÕES NTE BELÉM