terça-feira, 9 de março de 2010

PEDAGOGIA DE PROJETOS

O trabalho com projetos trazem em si uma perspectiva interdisciplinar, possibilitando um leque de opções, que pode ter como ponto de partida os temas do cotidiano do educando, levando o desvincilhamento das amarras curriculares, e ultrapassando a idéia de que a realidade é um dado pronto e imutável, neste sentido, trazendo para a cena do aprendizado todas as possibilidades de construção, estimulando a livre expressão dos alunos e a socialização do conhecimento construído.

Assim, possibilita uma educação dialógica, onde os educandos se percebam como sujeito do seu conhecimento, e não como meros receptores (educação bancária), desenvolvendo suas habilidades e potencialidades em um ambiente de aprendizagem que priorize a troca entre todos e que inclua a todos.

O ser humano é um ser aprendente e inacabado, é essa consciência de nossa incompletude que nós torna mais flexíveis e abertos ao diálogo com as diferenças. É com a percepção de que eu só existo na relação com o outro, com quem troco e acumulo experiências, aprendendo e ensinando, que há situações diversificadas e significativas de aprendizagem. E nesse sentido que professor e aluno precisa ser um constante pesquisador, elaborando e executando projetos, trabalhando de forma colaborativa e interdisciplinar para a construção de uma escola dialógica e solidária

0 comentários:

Postar um comentário

REALIZAÇÕES NTE BELÉM