Follow wanakal on Twitter

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

USO RESPONSÁVEL DA INTERNET



Conversando com os alunos é claro a percepção que eles têm da informática. Fica também claro o uso aleatório e desordenado que fazem. Parte não possui computador em casa, usam o Cyber e acessam especialmente o MSN, Orkut e jogos diversos. Conversam uns com os outros sobre assuntos diversos, e usam a internet de forma desenfreada, mas precisam aprender a explorar esse recurso conhecendo todas as suas possibilidades e potencialidades para a formação cidadã. O professor tem um papel importante nesse processo de conscientização, papel de dar sentido ao uso da tecnologia e da internet.
Usando a internet para criação de páginas, como blogs educativos, além de pesquisas em sites de busca, para fazer programa de rádio, para interação com outros internautas, para leitura atraente e autônoma, com o uso de imagens, sons,links, em fim, o professor deve trazer a tona discussões sobre o perigo da rede mundial de computadores, alertando e dando dicas de uso, seus objetivos e regras, seus riscos e responsabilidades. 
Assim como no mundo real o mundo virtual está recheado de pessoas com más intenções, aliciando menores, roubando senhas de computadores, ou adquirindo informações sobre a vida pessoal das pessoas para tirar algum proveito, devemos previni-lós de como usar corretamente o email, sem deixar rastros para hacker, e jamais expor seus dados pessoais sem necessidade, ou deixar senhas gravadas no computador. 
A escola é um lugar privilegiado para descobertas (construção do conhecimento), trocas e interações, sobre diversos problemas, e o professor precisa aborda-ló com competência e propriedade. 


Veja a cartilha da Safernet, Cartilha de uso seguro e ético da internet:

0 comentários:

Postar um comentário

REALIZAÇÕES NTE BELÉM