sábado, 12 de setembro de 2009

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO


Historicamente o livro didático no Brasil vem produzindo e reproduzindo preconceitos, valores e vivências das classes abastadas, geralmente patriarcal e branca, passando um rolo compressor nas diversas identidades culturais existentes.
Esses valores etnocêntricos presentes na historia do livro didático no Brasil em todas as áreas do conhecimento, vem ao logo do tempo sofrendo severas críticas de educadores e da sociedade civil organizada que lutam em favor das minorias étnico-culturais. Por conta disso o livro hoje já sofreu inúmeras reformulações, atento a demanda contemporânea de respeito à diversidade cultural e aos direitos humanos de maneira geral.
É claro que muita coisa precisa ser feita para alcançarmos a merecida qualidade do livro didático, mais é necessário que se tenha claro também que ele por si só não garante uma educação de qualidade, o professor precisa dialogar com outras fontes, bibliografias, recursos e linguagens.
Neste sentido a capacitação de professores se faz necessário, assim poderemos rejeitar o livro que não satisfaça nossa visão de educação e incorporar com competência recursos diversos em nossa prática cotidiana, sem deixar de lado o livro didático, mais dialogando com ele, utilizando o que nos oferece de bom, em prol de uma educação e um currículo que prime pelo respeito às diferenças, que seja verdadeiramente multireferencial e multicultural.

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